Aconteceu no dia 25 de maio o 1º Seminário de Avicultura Caipira do Noroeste Mineiro. O evento foi uma iniciativa da CAPUL, CONVALES, SEBRAE MINAS, IMA E CRMV-MG, com o objetivo de orientar os produtores rurais, acadêmicos e profissionais da área, a fim de garantir maior eficiência produtiva e segurança alimentar.

Durante o evento foram apresentadas as normas técnicas, a regularização perante o órgão de defesa animal e de inspeção sanitária, a certificação caipira, os manejos que irão garantir a biosseguridade e o bem- estar animal. Além de discutir aspectos relevantes sobre a comercialização da produção, especialmente considerando o contexto da agricultura familiar, que é realidade em nossa Região.

Estiveram presentes durante a abertura, o Presidente da Capul Raimundo Sauer, o Gestor de Projetos do SEBRAE Minas na Microrregião de Unaí Warley Henrique, a Coordenadora do SIM-CONVALES Rosangela Divina Caldeira, o Delegado do CRMV-MG e Coordenador Regional do IMA Antônio Marcos de Freitas. 

A Médica Veterinária e Fiscal Agropecuária do IMA :  Enny Juliana Ramalho iniciou as apresentações falando sobre Instalações para criação de aves caipiras e procedimento para registro de granjas comerciais. A Médica Veterinária da  Capul Regiane Cristine Joslin Mendes discorreu sobre Biosseguridade e sanidade na criação de aves caipira. O Responsável Técnico e Zootecnista da  Capul Nutrição Animal, Thiago Miranda falou sobre Manejo nutricional de aves caipira. O Engenheiro e Mestre em Agronegócios e Gestor de Projetos do SEBRAE Minas na Microrregião de Unaí Warley Henrique falou sobre Comercialização na avicultura caipira. A Médica Veterinária Coordenadora do SIM-CONVALES Rosângela Divina Borges Caldeira apresentou sobre Boas práticas de produção no beneficiamento de ovos e abate de aves.O Médico Veterinário e Fiscal Agropecuário do IMA  -  Maurício Teixeira Pontes  sobre  Certifica Minas - Frango Caipira e Ovo Caipira e a Medica Veterinária e Fiscal Agropecuária do IMA Izabella Gomes Hergot finalizou com a palestra sobre Influenza Aviária – mecanismos de notificação.

O evento contou com a participação de cooperados, produtores, alunos do Colégio Agrícola, FACISA, UFVJM e IFNMG-Arinos, professores e técnicos.