Agrotech Unaí 2024 é realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí. O evento, promovido graças à parceria entre diversas instituições, atrai centenas de pessoas e o 2º dia, foi realizado pela Capul. Que trouxe palestrantes renomados nacional e internacionalmente, conseguindo prender a atenção de centenas de produtores, estudantes e empresários do agronegócio.
Durante a abertura da primeira parte do 2º dia do evento, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí, Doutor Ricardo Almeida deixou claro que aquele era um dia destinado para a Capul, e agradeceu a parceria firmada com a Cooperativa. O conselheiro administrativo da Capul, Múcio Soares, lembrou que entre outras coisas, a Capul é a principal promotora do desenvolvimento social e econômico da região, por agregar grandes, médios e pequenos produtores. O diretor executivo da Capul, Claudimar Dias Oliveira, externou sua satisfação pelo grande público presente e revelou que o evento foi planejado com muito carinho. O vice-presidente Manoel José de Faria parabenizou o presidente Raimundo Sauer pelo desenvolvimento da Cooperativa e também destacou os altíssimos níveis das palestras a serem ministrados principalmente no Encontro. Já prevendo o sucesso, o presidente Raimundo Sauer afirmou que seria um dia de muito conhecimento, além da oportunidade ímpar de ter boas conversas com muita gente importante sobre assuntos relevantes. Sauer finalizou pedindo uma maior participação dos mais de 4 mil cooperados ativos nas ações da Capul e ressaltou que a atividade leiteira ajuda a integrar principalmente a agricultura familiar.
O período da manhã foi dedicado a uma interessante roda de debate sobre a importância da cadeia produtiva do leite, mediada pelo gerente de Qualidade e Integração da CCPR e diretor Científico da Abraleite, Cássio Roberto Melo Camargos, com a participação de Raimundo Sauer, produtor de Leite e presidente da Capul; Geraldo Borges, presidente da Abraleite; e a Secretária de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Ana Terra Reis. Cássio Roberto afirmou que está havendo uma quebra de paradigmas e que os produtores de leite já estão sendo vistos de forma diferente, tendo maior importância para a sociedade. Para ele, a atividade leiteira educa para a vida, citando exemplos que condizem com sua afirmação. Geraldo Borges invocou a maior participação dos pecuaristas na comunidade e provocou o público para incentivar o consumo de leite. O presidente da Abraleite concluiu parabenizando a Capul pelo evento. Entre outras coisas, Ana Terra repassou dicas de como acessar assistência técnica e recursos junto ao Governo Federal. A roda de debate foi concluída com o presidente Raimundo Sauer dando testemunho sobre a produção e qualidade do leite em sua propriedade. “É preciso comprometimento e muita dedicação”, resumiu ele. Concluindo os trabalhos, Loiane Magna, do Ima, discorreu sobre certificação de propriedade livre de Tuberculose e Brucelose. Ela detalhou o passo a passo e afirmou que a além de agregar valor ao leite, a certificação reduz prejuízos econômicos na propriedade.
A segunda parte do evento foi reservada para o 5º Encontro Técnico Capul Nutrição Animal. Centenas de pessoas permaneceram no parque e foram presenteadas com duas enriquecedoras palestras e uma novidade. Na primeira, o professor Zequinha, doutor em reprodução, professor da Unesp em Botucatu, eleito pela universidade de Stanford, EUA, como um dos pesquisadores mais influentes do mundo, aguçou a mente dos participantes e passou parte de sua experiência aos produtores da região com estratégias para se obter resultados acima da média na reprodução do gado de leite. Na sequencia, a médica veterinária, Lygia Pimentel, ministrou uma palestra sobre perspectivas e estratégias para o mercado e apresentou os cenários e as tendências na pecuária de corte.
A boa nova
Sonhar em comprar a terra do vizinho para ampliar o plantel agora é coisa do passado. Durante o Momento Capul Nutrição Animal, que finalizou o evento, o zootecnista Anderson Oliveira, gerente geral da Capul Nutrição Animal, noticiou a conclusão de um projeto que culminou com a criação de um produto que vai revolucionar o mercado de rações. Ele anunciou a criação da Dieta Completa da Capul, com a qual será possível para o produtor, criar os animais confinados, em qualquer idade e por qualquer tempo, com uso de volumoso apenas num rápido período de adaptação e sem nenhum tipo de alimento complementar. A dieta foi experimentada em mais de 1.000 animais e os resultados obtidos foram mais que satisfatórios. Produtores presentes colocaram seus nomes numa lista e vão aguardar contato da Capul para aquisição do novo produto.
A Capul parabeniza o Sindicato dos Produtores Rurais pela realização desse grande evento e agradece o apoio dos parceiros: Zoetis e Safeeds.
Período da Manhã
Período da Tarde