Focada em facilitar cada vez mais a vida do pecuarista, proporcionando conhecimento e disponibilizando tecnologia, a Capul tem realizado uma série de ações. Neste sentido, a Cooperativa realizou, com muito sucesso, o 4º Encontro Técnico em Nutrição de Ruminantes, na tarde de 21 de junho, no Espaço Kalahari, em Unaí. 

Sucesso de público
Com o tema “Inovações e Tecnologias a Favor do Desenvolvimento da Pecuária”, o evento foi sucesso de público. Centenas de pecuaristas marcaram presença e viram a confirmação de que a Capul está antenada e focada na tecnologia em favor de seus associados. Durante a abertura do Encontro, técnicos e diretores da Capul confirmaram esta afirmação. “Vocês são o principal motivo da realização deste Encontro”, declarou Anderson Oliveira, gerente geral da Capul Nutrição Animal. “Nosso objetivo aqui hoje é proporcionar conhecimento e fazer com que os produtores tenham suas atividades cada vez mais rentáveis”, completou Anderson. O diretor executivo Claudimar Dias lembrou que o Encontro surgiu a partir de uma demanda do Conselho de Administração como mudança de postura da Capul perante seus cooperados. Ele afirmou que o corpo técnico está trabalhando diuturnamente para levar aos pecuaristas o melhor produto ao menor custo possível. “Estamos debruçados na busca por tecnologia, inovação e parcerias”, destacou Claudimar. Valdinei Paulo, ex-presidente e atual conselheiro da Capul, disse que o pecuarista brasileiro precisa ser competitivo e orientou a todos que atentassem bastante aos assuntos discorridos no Encontro. O vice-presidente Manoel Faria, ao dar as boas vindas aos participantes, parabenizou os colaboradores envolvidos na organização e deixou claro que o aprendizado é o caminho para o desenvolvimento. O presidente da Capul, Raimundo Sauer, agradeceu a cada um ali presente, ressaltou a experiência dos palestrantes e desejou um bom evento. Em entrevista ao Jornal Visão Regional, Sauer afirmou que sempre há demanda de transmitir novas tecnologias ao produtor e com a Fábrica bem inserida no mercado de rações e minerais, enxerga a necessidade de trazer profissionais que possam transmitir as novas tecnologias. “Multiplicação de conhecimento, estamos batalhando muito para isto”, finalizou o presidente, afirmando que a pecuária de corte e de leite definitivamente faz parte do agronegócio.

Sucesso de conhecimento
O 4º Encontro Técnico em Nutrição de Ruminantes da Capul foi sucesso também de multiplicação de conhecimento. Para o evento, foram convidados 4 renomados palestrantes e com grandes referências no agronegócio brasileiro. Os assuntos abordados foram variados e de relevância para os participantes do Encontro. Durante os primeiros 50 minutos, o mestre em zootecnia Ricardo Castilho discorreu sobre micotoxinas, passando dicas práticas para gerenciamento e controle das mesmas. Castilho apresentou resultados de experimentos e concluiu afirmando que hoje, as análises para detecção das micotoxinas são bem confiantes. “A Capul é referência no combate à micotoxina”. O médico veterinário e professor universitário, doutor José Luiz Moraes Vasconcelos, falou sobre produção de carne e apresentou técnicas de maior impacto na cria de bovinos. Entre outros, ele mostrou o cenário da pecuária de cria brasileira; os desafios no manejo do rebanho; a importância da suplementação; e deu uma importante aula sobre estação de monta, alertando que o pecuarista deve ficar bem atento ao assunto. Outro tema que prendeu bastante a atenção dos participantes do Encontro foi discorrido pelo zootecnista e pesquisador, doutor Flávio Dutra de Resende. Com foco no planejamento nutricional na recria e engorda, ele destacou a importância de estabelecer metas de ganho, suplementação nas diferentes estações do ano, interpretação dos resultados e apresentou importantes pontos a serem observados no processo de engorda. A inovação dos compostos bioativos e seu impacto na produção de carne foi tema da última palestra com a doutora Mariana Garcia Ornaghi. Após detalhar minuciosamente o organismo do ruminante, a zootecnista fez uma apresentação técnica utilizando a carne de um bovino que fez parte de um experimento do uso dos compostos bioativos na inclusão da ração da Capul. Estes compostos reduzem a oxidação da carne resultando numa série de vantagens ao produtor e ao consumidor.

Campanha confinamento
Com condições imperdíveis para o associado, a Capul lançou no Encontro a Campanha Confinamento, que está oferecendo produtos com preço a vista, porém com 100 dias para pagar. Ou seja, o cooperado adquire os produtos necessários ao confinamento e vai pagar, sem juros, após a engorda do gado.



Prêmios
Quem participou do 4º Encontro Técnico em Nutrição de Ruminantes, além de ganhar conhecimento, participou do sorteio de prêmios. Os felizardos sorteados foram premiados com diversos produtos comercializados pela Capul e de grande valia no campo.A Capul Nutrição Animal contou com o apoio dos parceiros Zoetis e Safeeds.