No dia 23 de março foi realizada a 125ª Assembleia Geral Ordinária e a 126ª Assembleia Geral Extraordinária na forma digital em razão do Decreto Municipal 6.016 de 18 de fevereiro de 2022.
As assembleias foram realizadas na forma digital, pelo sistema eletrônico Curia e a transmissão e gravação pela ferramenta Webinar. Com o devido amparo legal da OCB-Organização das Cooperativas do Brasil, e nos termos do artigo 43-A da Lei 5764/71.
Os membros dos Conselhos de Administração e Fiscal se fizeram presentes.
O Presidente da Capul Raimundo Sauer conduziu os trabalhos, assessorado pelo Vice-Presidente Manoel José de Faria. Os assuntos tratados foram:
1ª - Prestação de contas dos Órgãos de Administração, compreendendo: a) Relatório de gestão; b) Balanço geral; c) Demonstrativo de sobras ou perdas do exercício; d) Parecer do Conselho Fiscal; e) Parecer da Auditoria Externa;
2ª - Destinação das sobras do exercício de 2021;
3ª - Aprovação do plano de atividades e do orçamento para o exercício seguinte;
4ª - Eleição dos componentes do Conselho Fiscal;
A contadora, Denise Alves de Almeida Pereira, e o Diretor Executivo Claudimar Dias de Oliveira apresentaram o Balanço Geral e o Demonstrativo de Sobras ou Perdas do Exercício e esclareceram as dúvidas dos cooperados. O Diretor Executivo apresentou também o Relatório de Gestão e fez a leitura do parecer da Auditoria Externa, o então Conselheiro Fiscal, Mário de Oliveira Guimarães, fez a leitura do parecer do Conselho Fiscal.
Após as apresentações e realizados os esclarecimentos foi colocada em votação de R$9.977.369,33. Após as discussões e esclarecimentos, foi aprovada, por maioria absoluta, a distribuição de 100% das sobras diretamente para os cooperados, proporcionalmente as operações de compras realizadas junto à CAPUL, com pagamento para o dia 16 de abril de 2022, em única parcela.
O terceiro item da ordem do dia, que se tratava da Aprovação do Plano de Atividades e do Orçamento para Exercício Seguinte, também foi aprovado por maioria absoluta no valor de R$ 25.000.000,00.
O Coordenador da Comissão de Ética e Eleitoral, José Humberto de Faria foi convidado a presidir os trabalhos da Eleição do Fiscal. O mesmo informou que foram registradas duas chapas para disputar a eleição, e que as documentações apresentadas estavam de acordo com o Estatuto Social e com a Lei 5.764/71.
CHAPA COMPETÊNCIA - Membros Efetivos: Mario Oliveira Guimarães, Elisbeto da Silva Prado e Gilberto Pereira Borges. Membros Suplentes: Antônio Francisco Rocha, Sebastião Medeiro Araújo e José Valdeci Porto.
CHAPA EXPERIÊNCIA - Membros Efetivos: Maurício Bento Martins, Francisco José Caxito e Cláudio Durães Versiane. Membros Suplentes: Osmano Silva Rocha, Baltazar de Jesus Ferreira e Supriano Martins de Melo.
Após as apresentações das chapas e feitos os esclarecimentos, foi realizada a votação por voto secreto, através da Plataforma Digital do Curia e, em seguida, a apuração dos votos, sendo obtido o seguinte resultado: Chapa Competência 23 votos; Chapa Experiência 47 votos, Votos brancos 1 e Votos nulos 0, sendo declarada eleita a Chapa Experiência.
O Presidente Raimundo Sauer, parabenizou os novos Conselheiros Fiscais eleitos e os declarou empossados.
Iniciou a 126ª Assembleia Geral Extraordinária, o Presidente passou à apreciação do item nº 1 da ordem do dia, que trata do Referendo da Comissão de Ética e Eleitoral ou novas indicações e novo referendo. Em seguida, o Presidente convidou os membros indicados pelo Conselho de Administração: Efetivos: Christian Sergio do Couto, José Amado Noivo e Nilton Garcia da Silva. Suplentes: Alquimos de Souza Caldeira, Marcos Regenis Jose de Sousa, Omar Lacerda dos Reis.
Após a apresentação dos membros, a Assembleia Geral referenda a comissão indicada pelo Conselho de Administração, nos termos do artigo 53 do Estatuto Social, por maioria absoluta. O Presidente desejou sucesso aos trabalhos da Comissão de ética e Eleitoral e os declarou empossados e Agradeceu a todos que participaram das Assembleias.