Contas aprovadas por unanimidade, e mais de 5 milhões foram divididos entre os cooperados
A Assembleia Geral Ordinária realizada pela Capul dia 28 de março no Palácio Rural do Parque de Exposições, ocasião em que houve também eleições para os conselhos fiscal e administrativo, serviu principalmente para comprovar aos associados e à população em geral a boa fase em que vive a Cooperativa Agropecuária Unaí – a Capul.
Saúde em alta
Quando assumir a cadeira de presidente, ao final deste mês de abril, o presidente eleito Valdinei Paulo de Oliveira vai se deparar com uma cooperativa em ótima saúde financeira. Ao apresentar as contas relativas ao exercício 2024, em que a Capul estava sob a presidência de Raimundo Sauer, o diretor executivo Claudimar Oliveira e a contadora Denise Alves destacaram ponto a ponto o significado de cada número apresentado no relatório, comprovando que a Capul está caminhando no rumo certo. Claudimar destacou, por exemplo, o índice de liquidez geral da Cooperativa, que está hoje na casa de 1,49, número considerado expressivo na contabilidade brasileira.
Dinheiro no bolso
Outro fator considerado de excelência foram as sobras do exercício 2024, sendo 7 milhões e meio investidos na cota capital, 4 milhões e 200 mil de juros sobre o capital e mais de 5 milhões a serem depositados diretamente na conta dos cooperados, ultrapassando a casa dos 16 milhões de reais que voltaram para o bolso dos associados Capul. Nos últimos 5 anos, estes números alcançaram a incrível marca de 120 milhões. “É muito gratificante para a gente poder devolver aquilo que os cooperados, a principio, contribuem com a Cooperativa. O lucro de uma empresa, geralmente fica com o dono, e os cooperados são os donos da Capul”, declarou o presidente Raimundo Sauer.
Crescimento
Mesmo distribuindo sobras consideráveis, a Capul cresceu. Somado os passivos e o patrimônio líquido, a Cooperativa alcançou a expressiva marca de 630 milhões. Seu patrimônio liquido subiu, o capital social também, o que significa que os cooperados estão crescendo junto com a Capul. Após a apresentação das contas, que foram aprovadas por unanimidade, a diretoria e os colaboradores receberam uma série de elogios por parte de cooperados que fizeram questão de usar a palavra para exaltar os resultados alcançados pela gestão de Raimundo Sauer.
Despedida
Em tom de despedida, o presidente Sauer agradeceu toda a confiança nele depositada para dirigir uma cooperativa tão expressiva como a Capul. “Agradeço aos conselheiros e aos colaboradores, meus colegas de trabalho, que efetivamente vestiram a camisa e estiveram comigo em todos estes anos. Agradeço imensamente”, concluiu Raimundo, que deixa a presidência da Capul com uma popularidade invejável. Transparência, dedicação e muita humildade foram suas principais virtudes enquanto presidente da maior cooperativa do Noroeste de Minas. Suas ações foram reconhecidas e aprovadas pela grande maioria, tanto que a chapa apoiada por Sauer, a qual inclusive faz parte como conselheiro, venceu a eleição com uma margem considerável de votos.
Chapa Experiência vence e Valdinei vai presidir a Capul pela 5ª vez
A eleição para escolha dos novos conselhos, fiscal e administrativo, da Capul, foi a mais tranqüila e democrática de que se tem notícia nos últimos tempos. Com apenas uma chapa para o conselho fiscal, a eleição foi realizada por aclamação. Já a eleição para o conselho administrativo contou com duas chapas, sendo necessária a adoção do voto secreto através de cédula.
Democracia
Sob a coordenação do cooperado Nilton Garcia, a Comissão de Ética Eleitoral atuou com transparência e democracia no processo eleitoral. Oportunizou às duas chapas a apresentação de seus membros a todos os participantes da assembleia e seguiu rigorosamente as regras estatutárias da Capul sem que nenhuma intercorrência fosse registrada. O sistema de votação foi super organizado e a apuração seguiu a mesma linha, tudo com a participação de cooperados escolhidos em assembleia e sob os olhares dos fiscais indicados pelas duas chapas concorrentes.
Chapa Experiência
Poucos minutos após o fim da votação veio o anúncio oficial, proclamando como vencedora a chapa Experiência, encabeçada por Valdinei Paulo de Oliveira, tendo o cooperado Múcio Souto como vice-presidente. Foram 780 votos para a chapa Experiência, contra 202 da chapa Acelera Capul, 02 votos foram considerados nulos e 11 votos em branco, totalizando 995 cooperados votantes. Valdinei, que vai dirigir a cooperativa pela 5ª vez, destacou a experiência dos conselheiros eleitos e afirmou que está recebendo uma cooperativa muito bem arrumada, no caminho certo, ressaltando que não será preciso nenhum tipo de mudança da noite para o dia.
Veja quais são os novos conselheiros da Capul:
Conselho de Administração
Presidente: Valdinei Paulo de Oliveira
Vice-Presidente: Múcio Soares B. Souto
Conselheiros efetivos
Raimundo Sauer
Manoel José de Faria
Jan Hendrik Boerman
Adailson Alves Almeida
Geraldo Magela Marques
Leodito Luiz de Faria
Rodrigo Marçal Reis
Jane Lago Bonato
Sônia Maria V. Brostel
Conselheiros Suplentes
Joaquim Amaral de Campos
Leilia Alves da Mata
Cleuton Domingos da Silva
Conselho Fiscal Efetivo
Cláudio Durães Versiani
Marcus A. Ribeiro de Castro
Adriano Cecílio Dib
Conselho Fiscal Suplentes
Messias Rodrigues Ladeia
Aliomar Antônio de Castro
Leandro de Melo Souza
Fotos: